clareamento dentalO clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados atualmente por quem busca de um sorriso mais bonito. Hoje em dia, dentes saudáveis, claros e alinhados são considerados fundamentais nos padrões de estética e beleza de nossa sociedade. 

O Clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes pois com o passar da idade há um escurecimento natural dos dentes que é acelerado pela ingestão de alguns alimentos e bebidas como, vinho tinto, chimarrão, refrigerantes, cafezinho, cigarro entre outros .

Como o clareamento dental funciona

Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de carbamida ou de hidrogênio) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, o responsável por alterar a cor do dente.

Ogel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. Pesquisas mostram que a solução não danifica e não desgasta o esmalte dentário. Quanto maior a sua concentração, mais rápido pode ser o clareamento.

Concentrações acima de 20% somente podem ser feitas em consultório com supervisão de um especialista.

Durante e após o tratamento de clareamento dental, recomenda-se evitar alimentos e bebidas pigmentados e evitar principalmente cigarros. Assim o clareamento tem um resultado mais duradouro e satisfatório, mantendo-se os dentes mais brancos e bonitos por muito mais tempo.

Clareamento dental caseiro ou de consultório?

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o de consultório.

No clareamento dental caseiro, a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o gel clareador dentro de uma moldeira personalizada feita pelo dentista. Estes materiais são fornecidos pelo Cirurgião Dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório. O paciente irá usar o gel por aproximadamente 20 dias, geralmente a noite, após a hiegienizaçao.

No clareamento dental realizado nos consultórios o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente gel clareador mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos . Sobre o clareador é aplicado o laser que irá promover uma intensificação do clareamento. Ideal pra quem tem pouco tempo e exige resultados rápidos. A sessão dura em média 1:30 hora, e número de sessão varia de 2 à 5.

A principal diferença entre os dois tipos de clareamento dental consiste na concentração da solução clareadora e no tempo de tratamento.

A durabilidade do resultado varia muito de paciente para paciente, mas o resultado pode durar cerca de até 5 anos. Após esse período, o tratamento deve sofrer manutenções ou poderá ser refeito.

Quem pode fazer clareamento dental?

O clareamento dental pode ser recomendado para todo paciente insatisfeito com a cor de seus dentes. Obviamente que para pacientes com próteses dentárias, restaurações, algum tipo de anomalia no esmalte ou má formação do dente por exemplo, não se recomenda o clareamento dos dentes por não se conseguir alcançar o resultado desejado.

Esse tipo de paciente deve estar consciente que, após o tratamento clareador, talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem à ação dos clareadores, parecerão mais escuras frentes aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

A terapia de clareamento dental melhoram significativamente a auto-estima das pessoas, aumentam o bem estar social e complementam outros tratamentos estéticos ou funcionais em busca de uma vida melhor e mais saudável.


Dra. Marcia de Oliveira Cunha - Cirurgiã Dentista
Rua Santa Clara 50 - sala 604 – Copacabana – Rio de Janeiro