endodontia

 Especialidade relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não. Dentro de cada dente há uma polpa que contém nervos e suprimento de sangue para os dentes. A polpa infectada por cárie deve ser removida do dente e dos canais de cada raiz. Então o restante do dente é preenchido com um material obturador para que não ocorra mais infecção.

Todos os dentes que passaram por um tratamento de canal devem ser protegidos por uma restauração ou coroa. Senão pode ocorrer uma reinfecção deste canal.

O que é tratamento endodôntico, ou tratamento de canal?

É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal), e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

O dente morre depois do tratamento?

Não, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).

O que poderá ocorrer se tratamento endodôntico não for realizado?

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

O dente com tratamento de canal fica mais fraco?

Sim. Devido à perda de substância dentária, causada pela própria cárie ou pelo acesso que foi feito para que o endodontista pudesse remover o nervo, o dente fica mais fraco. Porém este "mais fraco" na maioria das vezes não causa maiores problemas se o dente for restaurado corretamente. Em certos casos o mais indicado é que o dente com canal tratado receba uma coroa para evitar problemas como a fratura do dente.

O Tratamento Endodôntico (Tratamento de Canal) é realizado com as técnicas mais modernas existentes no mercado, como localizador eletrônico dos canais, ultrassom e microscópio clínico.Todos esses recursos são empregados para que você tenha o maior conforto e agilidade durante o procedimento.


Dra. Marcia de Oliveira Cunha - Cirurgiã Dentista
Rua Santa Clara 50 - sala 604 – Copacabana – Rio de Janeiro